PORQUE EMAGREÇO MAIS NO COMEÇO DA DIETA?
Nas primeiras semanas, há uma maior eliminação de líquidos e o metabolismo está mais acelerado.
Conforme há o emagrecimento, o metabolismo diminui e a necessidade de calorias reduz, dificultando a eliminação de peso. Nesse momento, é necessário rever a alimentação e a rotina de exercícios.
A diminuição das calorias da dieta deve ser gradual. Uma restrição inicial muito grande faz com que o metabolismo se reduza rapidamente e, apesar de um emagrecimento rápido inicialmente, com o passar do tempo a dificuldade de emagrecer será maior.
Então, está na hora de começar a ajudar o metabolismo a acelerar.
RELATO: Dia 14/06 me pesei, perdi 1 Kg, mas uma vez sem caminhada, somente com alimentação balanceada e meu limão matinal.
Já me recuperei e comecei a caminhar hoje. Mas tenho que confessar que está muito difícil.
Minha cidade é muito fria e não dá vontade de sair de casa para nada.
Mudando de assunto
Já ouviram falar em ALIMENTOS COM CALORIAS NEGATIVAS?
Eu particularmente nunca tinha ouvido falar e como agora estou perdendo peso mais devagar, Foi mais um ACHADO na net.
Alimentos de caloria negativa são aqueles que gastam mais calorias para serem digeridos do que as contidas neles. Nosso organismo realiza um esforço maior para digeri-los, e a conta final é negativa, isso é, acabam ajudando a queimar calorias do nosso corpo.
Vegetais com efeito calórico negativo:
Abobrinha, Aipo, alface, berinjela, aspargo, brócolis, cebola, cenoura, chicória, couve-flor, espinafre, nabo, pepino, pimenta vermelha, repolho, salsão.
Frutas com efeito calórico negativo:
Ameixa, amora preta, cassis, framboesa, goiaba, grapefruit, kiwi, limão, maçã, mamão, melancia, melão, mexerica, morango, muskmelon, papaia, pêra, pêssego, tangerina.
Quando estamos emagrecendo mais devagar a fome parece que aumenta também.
Comigo está acontecendo isso e pesquisando achei umas coisas legais, algumas não eram novidades para mim, mas não custa dar uma reforçada na memória.
Antes de sair correndo para comer alguma coisa, dê uma olhada nas dicas.
1. Água para a sua fome
A água pode ser uma grande amiga quando você quer despistar a vontade de comer. Às vezes, a falta de hidratação é entendida pelo nosso cérebro como fome e, aí, beber um copo de água pode hidratar o seu organismo e desaparecer com o desejo de comida.
Outra vantagem é que a água enche o estômago, dá uma sensação de saciedade e diminui a vontade de comer.
2. Legumes? Por que não?
Os alimentos crus também dão uma bela forcinha quando a idéia é segurar a fome. Aliás, alimentos sólidos satisfazem mais do que os líquidos. Sempre que puder, abuse das verduras e dos legumes crus. Mas os legumes não precisam ser ingeridos apenas nas refeições principais. Eles podem ser seu lanchinho durante o dia. Resultado: você fica satisfeita por mais tempo e demora mais para comer.
3. Não se reprima
Deu vontade de comer algo especial e um pouquinho mais calórico? Coma. Segundo o endocrinologista Alfredo Halphern, não é uma boa idéia passar vontade. Se exagerar, compense no dia seguinte. É melhor comer um alimento de desejo com moderação do que ficar cheia de desejos e insatisfação, o que pode desanimar qualquer um a continuar na dieta. Mas nunca fique muito tempo sem comer ou em jejum. Se você fizer isso, abrirá uma brecha para a hipoglicemia (queda de açúcar no sangue) e a compulsão a comida ficará incontrolável.
4. Frutas secas na bolsa
Outra estratégia infalível para tapear a fome é ter sempre à mão, na bolsa ou na gaveta do escritório, um saquinho com frutas secas como ameixa (10 unidades têm 200 calorias), damasco (10 unidades têm 260 calorias) e uva passa (uma colher de sopa cheia tem 60 calorias). “Além de muito gostosas, essas frutas são energéticas e cheias de fibras, o que aumenta a saciedade e ajuda você a chegar bem até a próxima refeição. Só não exagere, pois são calóricas. Se a fome é pequena, basta uma porção com três unidades”, diz Luciana Setaro, nutricionista de São Paulo.
5. Vá de chazinho calmante
Sempre que sentir fome entre as refeições tome chá frio de melissa ou de camomila, calmantes naturais. A fome pode estar ligada à ansiedade e esses chás ajudam a controlá-la.
6. Biscoitos, sim, mas integrais
Enjoada das barras de cereais, cada vez mais doces, com mais flocos de arroz e com menos frutas? Pois aposte na enorme variedade dos deliciosos biscoitos integrais. Se você ama doce, há dezenas de lançamentos com sabores diferentes. As versões salgadas podem ser picadas e acrescentadas à salada verde. “Se você sabe que terá um evento à noite, abuse da salada verde durante o dia, mas misture a ela algum biscoito integral picado para substituir outros tipos de carboidratos.
7. Corra para o telefone
“Na dúvida se está ou não com fome, desvie o foco da comida”, diz Luciana Setaro. Beba água, leia uma revista, navegue na internet ou apenas converse com uma amiga. Olha só que bom: você fica por dentro das notícias e coloca o papo em dia. Assim, a vontade de comer vai passar sem que você ataque aquele pacote de biscoito de chocolate recheado que está na cozinha.
Fonte: Revista Boa Forma
Não custa nada tentar de tudo para não sair da dieta e chegar ao nosso objetivo.